Voz Ativa x Voz passiva em Português

Olá pessoal do fórum, venho aqui pedir uma ajuda a vocês e espero que pelo menos alguém que entenda um pouco de gramática consiga me ajudar.

preciso de um recurso cabível para essa questão.

Assinale a alternativa em que a frase não condiz com o tipo de voz verbal mencionado.
a) Ativa: Eles tinham chegado a tempo.
b) Reflexiva: Clemente banhou-se naquele rio.
c) Passiva analítica: Foi tudo devidamente esclarecido.
d) Passiva pronominal: Vida e morte digladiam-se constantemente. <- certa

Algum autor que possua uma teoria que contrarie em parte ou possa influenciar um pouco no entendimento da questão, serve até mesmo algum argumento forte, que tire a integridade da questão ou coloque-a em dúvida.

Obrigado.

2 respostas
Ordenar por: Data
José, esta não é minha área. Porém, meu argumento é o de que "vida e morte digladiam-se constantemente" não é voz passiva e sim ativa. Para mim, "digladiam-se" é indicador de voz ativa. Como seria "ajudam-se", "matam-se", etc.

Olha, novamente, esta não é exatamente a minha área. Apenas uma participação para motivar mais pessoas.


Abs,
Obrigado pela tentativa, como o objetivo da questão a saber qual alternativa está incorreta, este argumento não serviria para pedir recurso na questão, prefessores estão procurando alguem recurso possível na alternativa B.
tentando encontrar algo ou algum autor que faça de banhar-se uma voz não reflexiva.