Utilização do pronome: pleonasmo?

Olá amigos,

Gostaria de saber se esta construção, encontrada na letra da canção "O Sul é Meu País", do conjunto "Os Monarcas", constitui algum erro gramatical:

"Rio Grande, Rio Grande é um gaúcho que te diz

Me deixa eu ir de a cavalo porque assim eu vou feliz".

Me refiro especificamente à "me deixa eu ir". O uso dos dois pronomes é considerado um pleonasmo e, consequentemente, está equivocado? Além disso, dentro da poesia e da música, construções como essa são aceitáveis?

2 respostas
Ordenar por: Data
Equivocado? Sim.

"Deixe-me ir a cavalo..."
Jlmmelo 1 132
O uso dos dois pronomes é considerado um pleonasmo e, consequentemente, está equivocado? Além disso, dentro da poesia e da música, construções como essa são aceitáveis?
"...Vivemos em uma época na qual a gramática se encontra cada vez mais longe de ser executada dentre os meios de comunicação. Internet, televisão, músicas são fatores que contribuem para essa distância entre nós e a língua portuguesa em sua norma culta.
. . .
Cristiana Gomes, para o site InfoEscola, explica:
"Como o próprio nome já diz, a licença poética concede uma certa liberdade ao artista para que ele possa expressar toda a sua criatividade, sem estar preso às regras gramaticais ou métricas. Quando o artista faz uso da licença poética, nós leitores, podemos encontrar textos criativos, nos quais o autor pôde usar as palavras do seu jeito, sem seguir às regras (...) A licença poética está presente nas propagandas e também em textos literários." (infoescola.com.br)

Assim, esses recursos utilizados na música não podem ser considerados errôneos, pois acontecem para que ela fique clara, para que as palavras entrem em sintonia com a melodia, embora cause transtornos aos ouvidos dos defensores da gramática normativa.
. . ."

Cont...
http://www.uenp.edu.br/trabalhos/cj/ana ... zidoro.pdf