Uso correto da palavra "expectorar"

luado
Recentemente, usei a palavra "expectorar" para denotar a expulsão de secreções do corpo por via aérea. No caso, como tive sinusite, a minha frase foi "Você poderia usar mais soro fisiológico, pois me ajudou muito na expectoração". Diante disso meu interlocutor se sentiu quase ultrajado, pois, sabendo de minha condição física, me disse que essa palavra quer dizer "expulsar do peito" e por isso estaria completamente errado seu emprego nessa situação, dado que o muco que me afligia estaria alojado em meus seios da face (sinusite).

A dúvida é sobre o emprego dessa palavra, pois acredito que, embora sua etimologia sugira "expulsão do peito", não estaria errado empregá-la com o sentido de expulsar do corpo, sem se ater necessariamente, a localização do material expulso.

O que me dizem?
1 resposta

Donay Mendonça 3410 48
Rigorosamente falando, o seu interlocutor tem razão. Expectorar tem a seguinte definição:

Expectorar: Expelir pela boca (muco ou quaisquer outras matérias que obstruem os brônquios); ESCARRAR. [Aulete]

Brônquio: Anat. Cada um dos dois canais nos quais se subdivide a traqueia, e que comunicam esta com os pulmões, nos quais introduzem o ar na inspiração e dos quais o retiram na expiração, dividindo-se e subdividindo-se em muitos ramos e pequenos canais. [Aulete]

No entanto, acredito que popularmente as pessoas não fazem distinção dessas situações. Somente quem tem um conhecimento mais aprofundado, como médicos, enfermeiras, etc., conhece isso.

Bons estudos.