Usar vírgula depois de "sabe-se que"?

Olá. Fiz uma redação e o corretor informou que estava errado o uso da vírgula na frase a seguir: "Sabe-se que, o Brasil..."

A vírgula neste caso é obrigatória?

2 respostas
Ordenar por: Data
p.paulo 1 9
Sim, tem que usar.

Quando se usa "sabe-se que..." geralmente vem uma idéia junto a essa particula, e usualmente não é preciso "parar" a respiração enquanto se está lendo.
Para efeito didático, veja na internet e verá que em 99% dos casos não há vírgula, não que a internet esteja sempre correta, mas desta vez sim.

Um exemplo do ENEM:
Sabe-se que o valor cobrado na conta de energia elétrica correspondente ao uso de cada eletrodoméstico é diretamente proporcional à potência utilizada pelo aparelho,

Grosso modo, se você parar no "sabe-se que," o cérebro do leitor vai "sentir" que você não fez uma frase completa e coerente, disto resulta uma frase com "soluços", paradas bruscas antes do tempo. Nesse exemplo o "sabe-se que," não tem um sentido completo, além de ser uma oração muito pequena e desnecessária também. Neste caso, é claro.
Entendo que você não deve usar vírgula nesse caso. Você só deve usar, acho, se a oração que se segue for subordinada; se for uma oração independente/principal (?) (como parece ser o caso de "[...] o Brasil [...]"), você não deve usar vírgula. Pode haver expressões (de tempo, por exemplo) em que o uso da vírgula é facultativo. Mas acho que, até para isso, você deveria observar o número máximo de palavras que a expressão contém: se até três palavras, vírgula opcional; se mais de três palavras, vírgula obrigatória. Acho que é mais ou menos isso.