Subtônica/Pretônica ou Sub-tônica/Pré-tônica?

Estou estudando fonética e me deparei com essas duas dúvidas depois de ter revisto as novas regras de acentuação, segundo as quais os prefixos pré e pós sempre recebem hífen. Apenas vejo os termos sem hífen em guias de fonética, seria porque essas palavras perdem a noção de composição?

3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 132
Vlad Schilling,

O correto, pelo Novo Acordo, é subtônica e pretônico.

A Academia Brasileira de Letras tem um site, "Busca no vocabulário", para tirar estas dúvidas:

"O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. " ...
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgil ... htm?sid=23

...e suas dúvidas sobre o uso do hífen, você tira aqui:

Hífen
"O hífen desaparece em algumas palavras compostas que perderam a noção de composição, por exemplo: pontapé, girassol, paraquedas, paraquedista.

As questões relacionadas ao uso do hífen em palavras compostas não estão previstas neste site. Elas devem ser pesquisadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras. O VOLP está disponível no site da ABL, onde é possível fazer consultas online.

Pesquisa VOLP

O uso do hífen muda também com alguns prefixos e elementos de composição. Na tabela abaixo você encontra as regras para saber quando usar corretamente o hífen nesses casos. ...."

http://www.abril.com.br/reforma-ortografica/hifen.shtml
1 132
Complementando:

Agora estava olhando o meu dicionário Aurélio antigo e vendo no novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP, da ABL; estas duas palavras, subtônica e pretônica, não tinham hífen nem antes nem agora com o Novo Acordo.

E só para esclarecer sobre a nova regra sobre o hífen, nos prefixos pós, pré e pró: "quando a pronúncia for fechada (pos, pre, pro), liga-se sem hífen ao outro termo: preencher, posposto (exceções: preaquecer, predeterminar, preestabelecer, preexistir).
Esse nosso português está longe de ser uma língua clara e bem resolvida hehe. Verifiquei agora a diferença entre "pre"(anterior) e "pré"(antecipação) e o "pre" é o adequado para esse caso, mas se formos parar pra pensar em "preconceito" por exemplo, é uma palavra que vem de "pré" e acaba perdendo tanto o acento gráfico e o tônico como o hífen...
Mas não achei nada que defina uma diferença de significado para "pos" de "pós", pelo visto o acento também cai quando as palavras perdem a noção de composição? Não achei nenhuma regra na acentuação que defina isso mas estou notando.