Será que já estou falando fluente?

¡Hola a todos!. Pessoal, desde o começo do ano, ando fazendo algumas aulas de Espanhol presencial grátis, e lá eu ainda estou no nível básico. No entanto, como não sei se essas aulas vão me levar a falar tão bem, começei a estudar em casa, já fazem apenas 2 meses. Peguei um caderno aqui em casa e fiz um caderno pra mim só de espanhol. Começei no vocabulário básico, escrevia e reescrevia no caderno várias vezes, daí fui memorizando quase todas as palavras. Depois disso começei a ler um pouco e ouvir um pouco. Depois de me familiarizar mais com o idioma, começei a estudar gramática. Passei vários dias estudando todas as regras gramaticais básicas. Fui escrevendo várias vezes no caderno até decorar todas aquelas regras. Depois começei com verbos (que mais dá dor de cabeça no espanhol). Depois de ver que já consigo conjugar bem e tenho uma noção já boa de verbos irregulares, começei a escrever. Escrevi vários textos em espanhol, depois jogava eles num verificador ortográfico e gramatical pra corrigir meus erros de gramática e ortografia. Daí também começei a procurar textos em espanhol e lê-los em voz alta, daí sempre que se enrrolava, às vezes até um pouco, eu voltava e relia várias vezes até desenrrolar. Também começei a pegar e cantar várias músicas em espanhol, e cantava elas várias e várias vezes até desenrrolar. Também peguei bastante travalínguas que achei num site e treinei todos eles até ficar bom. Depois, vi que começei a realmente ficar bom na escrita e na pronúncia também. Começei agora a eu mesmo fazer a elaborar alguns exercícios de expressão oral – perguntas em espanhol, e eu mesmo respondia, dava minha opinião, etc. Percebí que ainda faltava vocabulário, porque estavam surgindo uma palavra desconhecida atrás da outra. Pois bem, investí em vocabulário e aprendi bastante palavras, agora já estou conseguindo falar bem e não está tendo mais esse problema,... já respondo várias perguntas oralmente em espanhol sem problemas e sem faltar vocabulário. E assisto algumas reportagens em espanhol e entendo aprox 50% do que é falado, dá pra enteder o contexto.

Só que ainda estou inseguro se já estou falando fluente ou não. Estou inseguro se já consigo conversar com nativos da língua, tenho medo de me frustrar. Se vocês puderem me ajudar ou dar algum palpite eu ficaria agradecido.

¡Muchas gracias!
3 respostas
¡ Buenas noches mi rico amigo !
Comecei a falar e a aprender espanhol desde criança, na mesma época que passava a telenovela Carrusel aqui no Brasil.Tenho 27 anos e então tem 19 anos que já falo o idioma.Comprei um dicionário na época e fui estudando as palavras e as conjugações verbais.
Me lembro bem que até o meu 1º colegial , eu tinha bastante dificuldade de falar o português correto,pois como eu falava duas línguas ,não pronunciava direito o R e o L nas palavras em português.Só fui aprender o português correto quando passei a prestar atenção na forma como a boca e os lábios se mexiam quando as pessoas conversavam.Por exemplo: na palavra bíblia ,que tem o encontro consonantal BL , ao pronunciar a língua vai atrás dos dentes superiores; já na palavra livro ,que tem o encontro consonantal VR, ao pronunciar a língua permanece na posição horizontal e só os lábios que se mexem.Minha dificuldade nesse ponto veio do fato de o L em final de sílaba (em espanhol) se pronunciar quase como o R (do português).
Falo inglês também desde criança e hoje eu falo um português mas com um sotaque forte do R (pois o R no idioma espanhol e inglês são mais expressivos que o R do português.
Mas voltando ao assunto de fluência, você está no caminho certo sim !O que importa é que você tem força de vontade e estímulo próprio e isso julga muito no quesito fluência.Tem pessoas que ficam anos em cursos de línguas e sem o esforço devido não aprendem a falar bem.Assista telenovelas mexicanas no youtube:copie o nome delas em espanhol e cole na caixa de busca.Ex:
La dueña capítulo 01
El Señor de la Querencia: Ultimo Capitulo (Parte 1) [CC]
e por aí vão outras mais.
Procure também por expressões usadas atualmente nos diversos países de língua espanhola.Se você quiser depois te passo meu msn e praticamos.
Fique com Deus e bons estudos !!!
¡Quédate con Dios y muchas ganas de estudiar !
Leonardo Marcelino
Eu "aprendi" falando com argentinos rs, comecei em agosto, no começo não entendia "un pedo" haha, fui anotando as palavras, com as traduções, uns me ajudavam, dicionário, traductor (é errado, mais ajuda um pouco), e hoje escrevo bem o castellano, as vezes pensam que sou argentina, pela minha forma de escrever, pois bem apenas escrevo, falar que é ideal, até me sai algo, mais "perro" "rr" tá difícil. un beso.
Mi rico amigo Malu Costa.
Mira en este post un ejercício muy bueno para ti que quizás quieras prácticar tu pronunciación en español. Los trabalenguas: http://www.dicasdeespanhol.com.br/2009/12/trabalenguas/
Elija unos de ellos y practica bastante ;) intente várias y várias veces, y cada vez más rápido hasta tú destrabar tu pronunciación .Terás que tener mucha dedicación y esfuerzo, pero tengo certeza que después de hacerse bueno en ellos, vas a ver que tu pronunciación habrá mejorado mucho ;)
¡Buenos estudios para ti, y buena suerte!