Se agasalha bem x Agasalhe-se bem

Em uma recente ocasião, eu usei a frase: "Se agasalha bem para não ficar doente outra vez."
A pessoa que recebeu a mensagem, aprendiz de português, me perguntou: "Eu poderia dizer: Agasalhe-se bem em vez de Se agasalha bem?"
Nesse momento, confesso que hesitei em dar uma resposta concreta e preferi dizer que sim, que ambas dão o mesmo entendimento, mas o porquê lhe diria depois.
Cheguei a conclusão que mesmo que eu não tenho a menor ideia de quando usar um ou outro. Por que ele pode se posicionar antes do verbo e depois? Há uma regra específica para determinar a sua posição?

Obrigada a todos.

:)

2 respostas
Ordenar por: Data
Entendo que "Agasalhe-se bem" é a opção gramaticalmente correta, usada formal ou informalmente. "Se agasalha bem" é a opção informal, considerada inadequada aos padrões gramaticais, mas aceita em linguagem falada informal.
Olá, pessoal!

Existe uma regra que vocês podem utilizar nesse caso: "palavra invariável é palavra atrativa". Isso significa que classes gramaticais invariáveis atraem o pronome para si. Observe que, nessa questão, temos um advérbio ("bem"), uma classe invariável. Com isso, a ênclise é obrigatória:

Se agasalha bem para não ficar doente outra vez. (Errado)
Agasalhe-se bem para não ficar doente outra vez. (Correto)