Questão sobre função sintática

Assinale a alternativa em que o termo ou trecho sublinhado apresenta a função sintática correta.

a)"Crianças pequenas têm vulnerabilidades,.../objeto indireto
b)"Como ver,na fragilidade de nossa condição humana, as infinitas e criativas possibilidades de ser..."/sujeito
c)"Crianças pequenas têm vulnerabilidades, mas são ativas,competentes,aprendem,brincam e reagem..."/predicativo do sujeito
d)"Alunos são sensíveis ao modo como os adultos da escola se relacionam com eles, à forma que ensinam e administram..."/objeto direto

1 resposta
Na letra A, a função sintática de vulnerabilidades é a de objeto direto, já que Quem tem tem alguma coisa. (Objeto direto porque liga-se ao verbo diretamente, não sendo necessária a presença de uma preposição para interligar verbo e seu objeto, que é o caso dos objetos indiretos.)
Na letra B, na fragilidade de nossa condição humana desempenha f. sintática de adjunto adverbial, uma expressão que exerce papel de advérbio.
Na letra C, a classificação de predicativo do sujeito cabe apenas a ativas, competentes, que são qualidades direcionadas ao sujeito da frase, crianças pequenas (predicativo do sujeito é/são a(s) característica(s) atribuída(s) ao sujeito por meio de um verbo de ligação, que, na frase, foi o ser), porém esta classificação não cabe a aprendem, brincam e reagem..., porque não são qualidades/características, mas verbos que denotam aquilo que crianças pequenas também fazem.
Na letra D, sensíveis não é objeto direto, já que objeto direto/indireto são pertencentes a verbos que possuem transitividade, e ser é um verbo que não possui transitividade: é apenas um verbo de ligação, que liga o sujeito à(s) sua(s) característica(s), que, neste caso, é a característica dos alunos (sujeito) serem sensíveis ao modo como os adultos da escola... (etc).