Qual o correto: "nem eu" ou "nem a mim"?

Primeiramente, bom dia a todos!

Tenho uma dúvida em relação ao modo culto de se expressar quando alguém lhe diz, por exemplo: "Não gosto de assistir novela". Ai, você quer concordar com o que o emissor disse, negando, também, o que foi dito. Dado o contexto, quero saber o seguinte: É correto, no caso acima, dizer: "Nem eu"? Ou o correto seria dizer "Nem a mim"?

Desde já agradeço a todos que vierem a responder.

4 respostas
Ordenar por: Data
O correto é sempre dizer "Nem eu" por causa do verbo gostar na frase "Não gosto de assistir novela" e sempre se conjuga o verbo com a palavra "eu" e não "mim".
Sei pouquissíma coisa em espanhol mas parece que " Yo tampoco " - é o mais correto.
não sei dizer se as respostas acima estão corretas mas pelo pouco conhecimento ficaria assim

"-No me gusta estudiar
-Yo tampoco "
Aprendi a utilizar corretamente "eu" e "mim" com estes exemplos:

"Tem louça para eu lavar? >>> Eu é usado com verbo.

"Tem louça para mim?" >>> Mim não há verbo.
Nesse contexto somente "nem eu" é correto, mas "nem a mim" também pode ser usado quando o sujeito não é você, ou seja, quando uma ação está sendo feita em relação a você, para você, em você, e não o contrário.

"Essa novela não me agrada". "Nem a mim". A novela é o sujeito, desagradando aos dois interlocutores da conversa. Usa-se o pronome oblíquo porque o interlocutor virou objeto direto da oração.
"Eu não gosto dessa/de assistir essa novela". "Nem eu". Os interlocutores que efetuam a ação, desgostando da novela. Então se fala com o pronome nominal.