Pronúncia do "R" no francês

Eu comecei francês há pouco tempo e estou progredindo um pouco, porém, há uma barreira que me impede de progredir ainda mais: a pronúncia da letra R.

Eu tenho dificuldade em pronunciar o R quando seguido de /t/, /d/, /k/, /g/. Já procurei vários vídeos, mas nunca encontro um em português para eu entender melhor. Já procurei aqui no fórum, só que o link que haviam postado dizia que o vídeo não existia mais ou algo do tipo, não lembro bem.

Agradeço desde já!! :D

5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
Para pronunciar o R precedido de qualquer outra letra, basta exercitar a palavra em Portugues começada com R, como RATO e acrescente o T, C antes do R e tente:
TRATO
GRATO
PRATO
Sempre dá certo.
Esse som nao existe em português, então vai ser dificil achar alguma explicação.
Se você não se importar em ter um sotaque montréalais ou néo-brunswickois, pode pronunciar o R como em português que ta tudo certo.

Pro som do R sair bem, você precisa quase encostar a parte anterior da lingua com o palato mole como quando se faz quando se tenta pronunciar GA ou KA (nestes casos a lingua e o palato mole se tocam). Você precisa praticar bastante até ter um controle melhor destes musculos. Nao sai facil no inicio mesmo, mas com o tempo fica natural.
Talvez este quadro te ajude um pouco. Da uma lida nas descrições das colunas e linhas e você vai entender o que tem que fazer com a boca.

http://www.paulmeier.com/consonants/

O R do francês é a fricativa uvular.
Uma dica boa é fazer gargarejo para fortalecer a garganta. Parece piada, mas é sério.Tente praticar trava-língua e treinar bastante as palavras que você tem dificuldade. Uma hora a garganta "aprende" a pronunciar e o que parecia difícil fica natural.
O que eu acho cruel para nós brasileiros sãos as ligações/elisões/vogais fracas. Dá um baile em qualquer estudante. Hehehe
R em francês tem o som do R com sotaque carioca. Ou som de escarro como dizem. Espero ter ajudado :)