Pronúncia do "R" no francês

Eu comecei francês há pouco tempo e estou progredindo um pouco, porém, há uma barreira que me impede de progredir ainda mais: a pronúncia da letra R.

Eu tenho dificuldade em pronunciar o R quando seguido de /t/, /d/, /k/, /g/. Já procurei vários vídeos, mas nunca encontro um em português para eu entender melhor. Já procurei aqui no fórum, só que o link que haviam postado dizia que o vídeo não existia mais ou algo do tipo, não lembro bem.

Agradeço desde já!! :D
Avatar do usuário wesleyjefferson 510 1 14
Esse som nao existe em português, então vai ser dificil achar alguma explicação.
Se você não se importar em ter um sotaque montréalais ou néo-brunswickois, pode pronunciar o R como em português que ta tudo certo.

Pro som do R sair bem, você precisa quase encostar a parte anterior da lingua com o palato mole como quando se faz quando se tenta pronunciar GA ou KA (nestes casos a lingua e o palato mole se tocam). Você precisa praticar bastante até ter um controle melhor destes musculos. Nao sai facil no inicio mesmo, mas com o tempo fica natural.
Avatar do usuário wesleyjefferson 510 1 14
Talvez este quadro te ajude um pouco. Da uma lida nas descrições das colunas e linhas e você vai entender o que tem que fazer com a boca.

http://www.paulmeier.com/consonants/

O R do francês é a fricativa uvular.
Uma dica boa é fazer gargarejo para fortalecer a garganta.Parece piada ,mas é sério.Tente praticar trava-língua e treinar bastante as palavras que você tem dificuldade.Uma hora a garganta "aprende" a pronunciar e o que parecia difícil fica natural.
O que eu acho cruel para nós brasileiros sãos as ligações/elisões/vogais fracas. dá um baile em qualquer estudante hehehe
R em francês tem o som do R com sotaque carioca. Ou som de escarro como dizem. Espero ter ajudado :)