Pretérito Perfeito e Mais-que-perfeito

O emprego do pretérito mais-que-perfeito é coeso quando é usado como tempo anterior a uma ação pertencente ao pretérito perfeito. Chamemos o pret. mais-que-perfeito de PMQP e o pret. perfeito de PP, a fim de se simplificarem. Para interligar corretamente os empregos de ambos, relembremos o PP, que é o tempo em que ações iniciadas no passado e terminadas no mesmo estão inseridas:
João entrou na sala.
Maria cumprimentou Paulo.
As duas ações, "entrar" e "cumprimentar", foram iniciadas e terminadas no passado, empregando-se o PP.
Para o uso do PMQP, tem-se de haver certa interligação de fatos passados. Por exemplo, imagine que uma pessoa, "Lucas", tenha entrado em um lugar, "escola", e que, após isso, seu professor tenha-o cumprimentado. Construindo-se os dois fatos num só período, a fim de se usar o PMQP e de se ter uma melhor impressão de leitura e escrita, devem ser analisadas duas coisas:
O que ocorreu primeiramente? E o que ocorreu secundariamente?
No exemplo que formulei, o que ocorreu primeiro foi "a entrada de Lucas na escola"; em segundo, "o cumprimento do professor a ele". No caso do emprego de ambos PMQP e PP, o tempo do primeiro fato é o mais-que-perfeito; o do(s) posterior(es), o perfeito. Então, montando-se o período, teria-se:
Lucas entrara na escola, e seu professor (logo) o cumprimentou. ("logo" é opcional — mas bom para certa fluidez interpretativa.)
Como, por causa da linguagem usual informal nossa, verbos no tempo PMQP soam muito formais, pode-se fragmentar a conjugação em locução verbal, por exemplo:
"Lucas entrara na escola" corresponde a "Lucas tinha/havia entrado na escola". (Ficando "Lucas tinha entrado na escola, e seu professor cumprimentou-o.")
Outro exemplo:
João (já) tinha vendido a vaca quando plantou o pé de feijão. ("tinha vendido" equivale a "vendera", em conjugação do mais-que-perfeito.)

2 respostas
Ordenar por: Data
Olá, pessoal!

Esse fórum também permite a postagem de teoria? Ou somente dúvidas?
Sim, emanuel9393, é permitido postar teoria, além de dúvidas, assim como eu fiz nesta postagem. :)