Parlamentares a se unir x unirem: Qual utilizar

Na frase: "o deputado conclamou os demais parlamentares a se unir contra a privatização da Eletrobras", o verbo unir fica no singular ou plural?

1 resposta
  Resposta mais votada
1 132
Na minha modesta opinião, SMJ, o que soa melhor aos ouvidos é o segundo verbo ficar no plural: "O deputado conclamou os demais parlamentares a se unirem contra a privatização da Eletrobras."

Ainda que o conteúdo de concordância verbal e nominal pareça um assunto simples, são várias as ocasiões em que surgem dúvidas.

A concordância verbal e nominal é fundamental para a melhora da qualidade na escrita e na comunicação oral.

'O que é concordância verbal e nominal?

Concordância verbal: Consiste na harmonia estabelecida entre o sujeito (considerando número e pessoa) e o verbo empregado.

Exemplos:
- Eu amo quando as folhas caem no outono.
- Elas amam quando as folhas caem no outono.
- Lúcia e Rodrigo entraram na livraria.

Concordância nominal: acontece quando existe a harmonia em gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural) entre o substantivo e o adjetivo atribuído a ele.

Exemplos:
-O menino estudioso passou na prova.
-Os meninos estudiosos passaram na prova.
-A menina estudiosa passou na prova.
-As meninas estudiosas passaram na prova.

A regra de ouro com relação à concordância nominal é a de que, um adjetivo, quando caracteriza apenas um substantivo, concorda em gênero e número com esse substantivo. Ainda que a regra acima seja predominante, também é possível que ocorra a concordância nominal entre um pronome ou numeral substantivo assim como outros termos da oração que possuem relação com ele, tais como particípios, artigos, numerais adjetivos e pronomes adjetivos.

- - -

Exemplo recente (28/05/18), mais utilizado na impresa:
"Skol muda nome e convoca marcas a se unirem pela causa LGBTQ+
Campanha #MarcasAliadas já conta com Burger King, Bis, Trident e quem disse, berenice?, que retirarão letra de suas redes sociais para chamar atenção à causa" "Mundo Marketing

Tópico relacionado no fórum:
Sobre plural ou singular no Português

Referências:

- Concordância – Verbal e Nominal: O que é, Conceitos e Exemplos
- Análise Sintática