Orações Adverbiais Reduzidas/Desenvolvidas

Boa tarde! Tenho uma dúvida quanto a duas orações que, a meu ver, são ambas “orações subordinadas adverbiais finais reduzidas de infinitivo”. O questionamento se baseia no fato de que o gabarito de uma delas diz que a oração é apenas adverbial final e o gabarito da outra oração diz que ela é adverbial final reduzida de infinitivo. O problema todo é que as duas são extremamente parecidas. Observem:

Período 1: Floripes serviu-lhe o jantar, / deixou tudo arrumado, / e retirou-se / para dormir no barraco da filha.

A ultima oração (para dormir no barraco da filha) deste período tem como gabarito somente “adverbial final”.

Período 2: Estava com medo, com a impressão / de que chegasse uma pessoa / para me prender.

Já a ultima oração (para me prender) deste período também tem todas as características de uma oração reduzida como a ausência de conjunções e verbos nas formas nominais (infinitivo, particípio e gerúndio). No entanto, o gabarito apenas diz que ela é “adverbial final”, dando a entender que ele é desenvolvida.

Já procurei muito na internet pra tentar entender o motivo de uma ser reduzida e a outra não. Se alguém souber a resposta me explique, por favor. Obrigado

1 resposta
Desculpem-me, fui um pouco confuso na explicação!

Na frase “Estava com medo, com a impressão de que chegasse uma pessoa para me prender”, a ultima oração (para me prender) é sim reduzida de infinitivo.

Já no outro exemplo com o final “para dormir no barraco da filha” o gabarito não diz nada sobre ela ser reduzida, dando a entender que é desenvolvida! Alguém sabe o motivo? Obrigado