O que significa Carrefour?

  Verificado por especialistas
Carrefour é uma rede internacional de hipermercados, fundada na França, em 1960. Mas, o que quer dizer esta palavra francesa? Vamos ver isso agora. Confiram.

De acordo com a Wikipedia:

Há uma grande especulação, no histórico popular, do real significado do logotipo da empresa. O logotipo apresenta, em negativo, uma letra C, que é sobreposta por duas setas, uma vermelha, a menor e à esquerda, e outra azul, maior e à direita. O significado do logotipo remete à palavra que dá nome à empresa, Carrefour. A palavra significa cruzamento em francês, o que explica a existência das duas setas apontadas em sentidos opostos. As cores são alusivas às da bandeira do país de origem da marca Carrefour, a França.


De acordo com o Yahoo Respostas:

O logotipo nada tem a ver com uma caveira, na verdade diz respeito à origem do Carrefour, na França, 1959. A primeira loja foi aberta na cidade de Annecy, perto de um cruzamento (em Francês, "carrefour"), e o logotipo consiste de duas setinhas, representando essa encruzilhada (cruzamento), e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa. A parte branca do logotipo forma a letra C.


De acordo com o Site Logobr.org

Pra quem não sabe, o nome Carrefour significa cruzamento em francês, pois a primeira loja foi aberta perto de um. As duas setas (sim, setas!) remetem a esse cruzamento e as cores, como não poderia ser diferente, são das cores da bandeira francesa. O que muitos não percebem é que ali no centro existe um C em negativo. Eu mesmo fui descobrir isso ano passado num livro.


Bons estudos. Compartilhe a dica.
1 resposta
Só para complementar a resposta acima, por questão histórica-cultural, como foi dito acima, a palavra "Carrefour" significa "cruzamento". Na Baixa Idade Média, haviam pequenos "burgos" que eram pequenas cidades situadas em volta de Castelo Medievais, como na cidade de Carcassonne na França, que até hoje existe. Esses Burgos viviam de pequenos comércios. Mas após as famosas "cruzadas" houve um "intensificação" com a chegada das especiarias do oriente, e lentamente foram surgindo mais rotas onde iam e voltava as carroças, que com o passar do tempo vão surgindo os "carrefour" ou seja, os cruzamentos de rotas, que cujo o significa lembra "mercados" e "feiras". Esses mercadores foram se ajuntado em casas tipicamente de madeira, e para se protegerem eles fizeram muralhas de pedras contras assaltos e qualquer tipo de dominação de outros povos, surgindo então os famosos Burgos e Burgueses.