Modo e tempo verbal de: "acaba de morrer"

Na frase "Dá um tempo pra ele — o pai dele acaba de morrer.", qual o modo e o tempo verbal de "acabar"?

5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 132
Acaba só aparece duas vezes na conjugação do verbo acabar.

Para tirar a dúvida, vamos reescrever o diálogo desta maneira:

- Dá um tempo prá ele - ele acaba de morrer.
- QUEM?
- O pai dele.

Portanto, é 3ª. pessoa do singular do presente do indicativo:
Eu acabo
Tu acabas
Ele acaba
Nós acabamos
Vós acabais
Eles acabam

O outro tempo e modo, que não é o caso na sua pergunta e exemplo, acaba é 2ª. pessoa do singular do imperativo: acaba tu!
1 132
Correção da minha resposta: “pra” é uma redução informal da preposição “para” e, assim como qualquer outra abreviatura, não deve ser acentuada.
Entendido, agora minha dúvida é: o pai dele morreu no passado, não estranho usarmos o presente do indicativo para se referir a auma ação que ocorreu no passado?
1 132
Fabriccio,

Se pesquisar na Internet, os números quase se igualam quanto ao uso do tempo presente, "acaba de morrer" ou do pretérito perfeito, "acabou de morrer" (no modo indicativo).

Esse assunto sobre o uso do passado, presente e futuro é muito antigo: "Será que o presente existe de verdade como algo objetivo ou é apenas uma invenção da nossa cabeça? Há muito tempo os filósofos brigam por causa dessa questão." <Paul Davis>"

Você pode saber mais lendo integralmente este artigo de Paul Davis publicado na revista Super Interessante:

"Questão de tempo

Enquanto o relógio de Newton era absoluto e o tempo de Einstein mudava aos sabores do vento, hoje nem mesmo a passagem do tempo é garantida pela ciência.
.. .
Presente imperfeito

Toda a nossa experiência de vida baseia-se na suposição de que podemos dividir o tempo em passado, presente e futuro. E que ele passa sem parar, como um rio que converte o futuro em passado ao correr pelo presente, que não passa de um instante infinitesalmente curto. O problema é que Albert Einstein afirmou: “Para nós, físicos presunçosos, passado, presente e futuro são apenas ilusões”. Que será que ele queria dizer com isso? ... "


Continua... Revista Super Interessante
1 9
E quando se diz "Dá um tempo pra ele — o pai dele acaba de morrer.", fica claro que estamos falando do "acabar" situado "no agora" (isto é, falamos de algo que aconteceu e cuja consequência é agora).

Isto está sinalizado pelo "dá um tempo pra ele" que é uma ação que se está pedindo agora, neste momento. Então os dois verbos estão no mesmo patamar aqui. Se fosse mais recente ele diria "acabou de morrer", se fosse mais no passado iria usar alguma forma do passado (sem o "acabou", tipo - o pai dele morreu.)

Acabar quando usado dessa forma sinaliza isso, ou algo acontecido bem recente "acabou de acontecer" ou algo que pode não ser tão recente assim (faz um mês, por exemplo) mas o evento é tão traumático que se considera ainda "acontecido há pouco tempo".