j'aurai aimé x j'aimerai: Qual a diferença?

Estou escrevendo uma carta, e tenho que traduzí-la em francês. No português escrevi "Primeiramente gostaria de expressar minha gratidão por esta incrível oportunidade"; Utilizei "j'aurai aimé" e pedi para duas pessoas revisarem. Uma aceitou o "j'aurai aimé", mas a outra disse que deveria colocar "j'aimerai". Quando fui pesquisar, encontrei que as duas se referiam à 'eu gostaria', então qual a diferença?
2 respostas
Jlmmelo 1 129
Taka_k,

No meu entendimento, com a falta de mais contexto, pois o texto não está completo, poderia ser 'J'aimerais' ('conditionnel présent') que é utilizado para pedir educadamente, propor, expressar um desejo, um conselho, etc.

Já:
'J'aimerai' que é 'Futur présent', é utilizado:
Para uma ação que vá se realizar e considerada como certa ou para uma ordem e, 'j´aurai aimé´ é 'Futur antérieur' e é utilizado:

1. Na descrição de uma ação que vai ser realizada com certeza:
- Dans cinq minutes, j'aurai fini mon bain. (Dentro de 5 min. terminarei meu banho.)
2. Uma ação futura, mas anterior a uma outra futura:
- Lorsque j'aurai bu la bouteille, je viderai l'autre. (Tão logo eu tenha bebido esta garrafa, esvaziarei a outra.)
3. Uma hipótese sobre um evento passado:
- Une odeur de whisky, les bouteilles se seront brisées à nouveau dans le coffre. (Um odor de uísque, as garrafas se quebraram novamente na mala.)
4. Um sumário/recapitulação:
- Toute sa vie n'aura été qu'une longue suite de beuveries sans fin. (Toda a sua vida não foi senão que uma longa sequência de bebedeiras sem fim.)

Neste site você encontra todas as regras de conjugação para cada tempo verbal ('Règles de conjugaison') ou alguma coisa neste artigo deste blog.
Jlmmelo 1 129
Neste seu contexto realmente é ´j´aimerais', 'Conditionnel Présent', que corresponde ao nosso 'Futuro do Pretérito (do Indicativo)'. A confusão surge do francês falado, pois tanto 'j´aimerai', ´Futur Présent´, como 'j´aimerais', pronuncia-se da mesma maneira.

Conditionnel Présent
j'aimerais
tu aimerais
il, elle, on aimerait
nous aimerions
vous aimeriez
ils aimeraient

Futuro do Pretérito do Indicativo
eu gostaria
tu gostarias
ele gostaria
nós gostaríamos