Gramática do Português: Preposição

Boa tarde. Estou com dúvida na seguinte frase:

''Não utilize o produto próximo ao fogo ou fontes de aquecimento''

Como antes do ''fogo'' utilizei a preposição ''ao'', seria necessário outra preposição antes de ''fontes''??
Assim ficaria:''Não utilize o produto próximo ao fogo ou à fontes de aquecimento''.

Outra dúvida: essa preposição ''à''(crase) estaria correta ou precisaria estar no plural?

Agradeço a quem poder me ajudar!

1 resposta
Vamos por partes. Na frase "Não utilize o produto próximo ao fogo ou fontes de aquecimento", o emprego está errado, visto que, por causa da zeugma do "ao", (isto é, está escrito "ao" em "ao fogo" e omitido em "ou fontes de aquecimento") o trecho ficaria assim, em sua forma SEM omissão: "Não utilize o produto próximo ao fogo ou ao fontes de aquecimento"; ou seja, incorreto. Para resolver esse problema, pode-se substituir "ao" pela preposição "a", visto que é permitido escrever "a fogo" e "a fontes de aquecimento", podendo-se, então, omitir o segundo "a", (fazendo-se zeugma corretamente) ficando deste jeito: "Não utilize o produto próximo a fogo ou fontes de aquecimento". (Eu particularmente prefiro, com dois termos, não omitir, ficando: "...próximo a fogo ou a fontes de aquecimento".) Entretanto, se quiser inserir a preposição "a" com os respectivos artigos definidos, correspondentes a "fogo" e a "fontes de aquecimento", ficaria, por fim, assim: "Não utilize o produto próximo ao fogo ou às fontes de aquecimento"; sendo "às", porque "às" corresponde a "a" (preposição) + "as" (artigo definido correspondente a "fontes de aquecimento").