Francês, por onde começar?

5
Olá pessoas, eu andei dando uma pesquisada sobre francês, inclusive eu tenho alguns livros e CDs, só que assim: Eu estou aprendendo inglês ainda, ok, eu já consigo entender várias coisas num seriado básico como friends por exemplo. Eu diria que estou em um nível de básico para intermediário. O problema é: Diferentemente do inglês, que mesmo sem aprender direito e só decorar pras provas, o francês a exposição é BEM menor desde a infância. Então, apesar de ter começado estudar inglês pra valer lá pelo 19 anos, eu já tinha todo um contato com a lingua no meu subconsciente entao quando volto e paro para pensar no material de ingles que eu usava (CCAA) me dou conta que até no primeiro livro era coisa demais para alguem que nunca viu, e justamente por ter esse contato desde criança facilitou. Bom tudo isso é pra tentar explicar que diferente do ingles, que estamos bem mais expostos, o francês não, então eu to começando a estudar mas parece estranho, como decorar sei lá vários ossos do corpo humano, não sei se to sendo claro. Então queria alguma dica de como resolver isso.

Obrigado.
20 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
45 1
Oi, Rafa!

Comecei a estudar francês com um curso da TV Cultura, em 1989, chamado Francês em Ação, produzido por uma TV americana. Eles vendiam a apostila e eu comprei e fui acompanhando. Já conseguia ler algumas coisas, comprei um dicionário e foi somente quando decidi a escrever pro Dicas de Francês que comecei a estudar gramática e vocabulário com mais afinco.

Bom, recomendo que você escolha um método e fique com ele, sem misturar com outros, para ver se funciona. Se você conseguir achar, um método bom é o extinto Curso de Francês da Editora Globo. Tem pra vender no Mercado Livre. O Francês em Ação você consegue assistir de graça no site abaixo:

http://www.learner.org/resources/series83.html

Espero ter ajudado um pouco. Muito sucesso com o francês!

10
Olá rafasouza.

Bom, no meu caso é o seguinte, eu tive francês durante 3 anos, mas depois passei 3 anos sem falar uma unica palavra. Quando fui para a faculdade, estando a estudar traduçao, escolhi o frances como segunda lingua. quando la cheguei nao entendi nada. por isso o meu conselho é começar pelo mais básico. dias da semana, apresentação básica, os verbos mais básicos, e assim, indo sempre testando o seu nível com sites que estejam na internet. Quando cheguei à faculdade já não me lembrava de uma unica palavra, e hoje posso dizer que já consigo falar como deve ser. Por isso, nada é impossível. É preciso esforço e dedicação!

5
Opa, vlw misssparkles, começarei por essas apresentações e dias da semana. Adquiri um livro aqui q tem uns audios, começarei com essa parte aí, vlw, abraço.

45 1
Acabei de ver que os vídeos só são vistos nos Estados Unidos. =(

5
De toda forma muito obrigado Adir. Acho que a melhor solução é seguir um método mesmo não é?!. Bom, eu qse comprei o da aliança francesa a distancia que lançaram. Porém o curso é caro demais, pelo que eu percebi é tipo, pouquíssimo material em casa módulo e eles são caros então no fim das contas só um basico bem básico já é uma fortuna. De toda forma, eu vi um tal de franceszero que me pareceu interessante, tem conhecimento dele?! Alguem talvez saiba ou posso opinar? Obrigado.

20
Olá Rafa,

Dei umas dicas para o Vinicius, talvez lhe ajude também: Estudo Autodidata de francês

Bom, é isso ai. Sigo estudando francês com esses métodos. Espero que te ajude.

Ps: Não acho que valha a pena perder tempo decorando verbos e membros do corpo. Até porque se você não vier morar na França e/ou estudar nas faculdades daqui, isso não é necessário primordial, não de imediato. Se você se cadastrar no Français Authentique, receberá 7 regras por 7 dias de como estudar de maneira eficiente, e aprender a ouvir os nativos franceses. No início me foi de grande ajude..


Bonne Chance - Boa Sorte !!

20
Já estudei um pouco com o francês zero. Mas não comprei nada. Na internet há infinidades de métodos para vc seguir, deixa a gente até perdida as vezes.
Recomendo que siga os podcasts do français authentique por um ou dois meses, pois o francês é nativo, nada melhor..
E depois siga os demais links que passei numa outra mensagem.
Se quiser, compre o livro: ASSIMIL, no BR está em torno de R$ 100,00 e ajuda a ter uma boa noção de frases básicas.

Qualquer dúvida, à disposição.
Ainda sigo estudando frances..
Boa sorte.

45 1
Dá uma olhada no link abaixo, pode te interessar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aliano-_JM

Abs,

Adir

5
Obrigado Adir e Pris, dicas muito úteis, agora tenho uma clara ideia de como começar. Obrigado, e

Nous allons apprendre le français!

(google translate haha)
abraços.

20
hehehe...

Nous allons é mais formal, mas ta certo.. quando queremos falar com pessoas já conhecidas dizemos: On y va = Quando vamos a algum lugar e tals.. On y va manger = Vamos comer.
On va apprendre le français ..
J'apprends encore, mais si tu veux, je peux t'aider avec petites choses, parce que je vis en France.

Bon courage!!

5
Vous habitez en France? fantastique! et merci pour l'aide. =)

À bientôt. =)

20
Oui... J'habite ici il y a 6 mois.. Mais j'etude toute seule encore.

De rien..

Bonne chance.. quelques doutes, je suis là.

20
Tu habites où? SP?

5
Non, j'habite à SC =)

20
Ah, d'accord.
Ecoute, quand j'ai commencé a etudier, j'ai regardé ces videos là:
Je sais que sont pour les enfants, mais ça m'aidé beaucoup.. Parce que il y a quelques explications pendant l'episode.
J'espere que tout va bien avec tes études.
Ah uma dica, nao sei se voce ja sabe.. Sempre antes de VOGAL e H, a gente deve abreviar..
Exemplo: J'habite - J'aime - J'espere - ... E assim por diante.
Autre chose. Tu connais le site: Livemocha? Il m'aidé avec le vocabulaire.

5
Merci beaucoup! Ótimo video, obrigado pela indicação. Quanto ao Livemocha já ouvi falar sim. Já estou seguindo um método, só conheço pouquíssimas frases, então começarei por lá mesmo que é o franceszero. De toda forma, merci. =)

20
De rien.
Eu comecei em fevereiro com o Livemocha. Achei muito monótono, mas me ajudou a ter noção de vocabulário e escrever frases. Estudei com o francês zero também por umas semanas. A verdade é que na internet, eu estudei quase tudo hehe.. Contrariando a dica do Adir que é de seguir um único método. É que eu cansava muito fácil, então ia trocando até me adaptar.. O que melhorou bastante foi os Podcasts com textos, enterviews com legenda, e séries que baixo agora em francês. Confesso que nos 2 primeiros meses, eu não suportava assistir nada em Francês, porque eu não entendia merd@$% nenhuma.. Mas no 3º mes você começa a ver um avanço, e se sente super feliz, pq está vendo os resultados do teu esforço.
Uma dica, mesmo que não entenda 100% (impossivel nos primeiros meses) dos videos, podcasts, etc.. Mesmo assim, ouça. Mais pra frente verá bons resultados.
Outro tipo de vídeo que ainda ouço, pego o texto e traduzo é desse canal: https://www.youtube.com/watch?v=qwuraXLfuQE.
Enfim, há infinidades de métodos. Continue com o seu mesmo, mas quando tiver tempo, sempre dê olhadinha nos vídeos com legendas pra vc saber como se pronúncia, e depois você traduz pra ver o significado..
;) Bon Courage.
Ah, tem uma pagina no facebook que me cadastrei ha pouco tempo que farão um "bate-papo" no dia 26/12. Pra pessoas de todos os níveis. Se quiser, lá tem várias dicas também, assim como aqui no Fórum.
https://www.facebook.com/FrenchPage?fref=ts

à bientôt.

Bonjour , bom sou novo aqui no forum eu procurei olhei todo o forum de frances e nao achei por onde começo os meus estudos , bom ve eu vi mais nao e oque eu quero sabem , eu queria saber quais palavras eu começo treinando alem dos verbos q eu ja estou estudando poderiam me responder por favor estou muito necessitado , ja estou na frança e nao sei muito bem a falar ainda so sei algumas coisas tipo as palavras basicas alguns adjtivos e etc.

se vocês podessem me responder ficaria muito agradecido

rafasouza escreveu:De toda forma muito obrigado Adir. Acho que a melhor solução é seguir um método mesmo não é?!. Bom, eu qse comprei o da aliança francesa a distancia que lançaram. Porém o curso é caro demais, pelo que eu percebi é tipo, pouquíssimo material em casa módulo e eles são caros então no fim das contas só um basico bem básico já é uma fortuna. De toda forma, eu vi um tal de franceszero que me pareceu interessante, tem conhecimento dele?! Alguem talvez saiba ou posso opinar? Obrigado.
Olá! Eu faço o curso franceszero - é muito bom - fiz o do livemocha - muito bom também. Tenho conseguido escrever e ler textos mais complexos agora com o franceszero. Entra no site e confira. Vale a pena - Os dois são pagos, porém de preço bem acessível.

Gente li tudo que vocês postaram tô numa situação semelhante e um pouco mais complicada comecei a estudar francês recentemente em função da seleção para o mestrado que é sanduíche, ou seja, cursado em parte aqui outra na França então deixo a pergunta Pris anotei tudo que você postou e agradeço demais as dicas, mas em 1 ano estudando muito, dá pra ler sem pestanejar Simone de Beauvoir?