Flexão do verbo considerar

Olá, pessoal. Estou em dúvida, qual a flexão correta para o seguinte caso? Segue:

- João e Antônio nunca me trataram mal.

- João e Antônio andam muito tóxicos e com eventos de arrogância, acredito que não façam isso contigo por te considerarem, afinal, você faz parte da mesma época acadêmica que eles.

Muito obrigado!

1 resposta
Segundo a norma-culta, está correto. Pra ajudar, você pode destrinchar as orações explicitando o sujeito, ou seja: “acredito que não façam isso contigo por te considerarem” —explicitando—> “acredito que não façam isso contigo por eles te considerarem”. Como o sujeito é “João e Antônio”, ao qual “eles” se refere, está correto. A frase, com correções finais na pontuação, ficaria assim:

“João e Antônio andam muito tóxicos e com eventos de arrogância. Acredito que não façam isso contigo por te considerarem; afinal, você faz parte da mesma época acadêmica de que eles fazem parte.” (Nota: na oralidade, não há conflito nessa frase, mas, na norma-culta, há um problema em usar “te” para se referir ao interlocutor (pessoa com quem se fala no texto) ao mesmo tempo que “você” logo à frente. Opte por “(...) por o considerarem; afinal, você faz parte (...)” ou “(...) por te considerarem; afinal, tu fazes parte (...)”. Se a intenção foi criar um texto com marca literária de oralidade, não há problema!)