Exercício: Leitura e Interpretação em Português

Para a construção de um texto, é importante compreender que todo discurso parte da tessitura semântica de um aglomerado de ideias. Sendo assim, o usuário da língua deve ter a capacidade de estabelecer associações de significados entre as frases. Nesse sentido, aponte a alternativa onde existe, entre as frases 1 e 2, relação de explicação, ou seja, uma frase se coloca como explicação para a ação de outra.
a)
[Frase 1] A inteligência artificial é muito importante. [Frase 2]Combinada com novas interfaces, pode empoderar as pessoas com deficiência — comenta. (Parágrafo 06)
b)
[Frase 1] A invenção está baseada na tecnologia Eye Control, tornada pública na última atualização do Windows. [Frase 2] Com sistemas de inteligência artificial, os cientistas da Microsoft conseguiram “treinar” um sensor, no caso a câmera [...] (Parágrafo 07)
c)
[Frase 1] A inteligência artificial, vista por vezes como uma ameaça, pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. [Frase 2] Ao menos essa é a aposta do brasileiro Henrique Malvar, cientista-chefe da Microsoft Research,[...] (Parágrafo 01)
d)
[ Frase 1] A cadeira de rodas controlada pelo olhar ainda está em fase de protótipo, sem data para chegar ao mercado[...] [Frase 2] A ideia é demonstrar o potencial da tecnologia para atrair empresas interessadas no desenvolvimento de um produto. (Parágrafo 03)
e)
[Frase 1] Cientistas criam cadeira de rodas que pode ser controlada apenas com os olhos.(Manchete) [Frase 2] Equipamento ainda passa por testes e não tem data para chegar ao Brasil. (Título auxiliar)

A resposta e a letra D mas ninguém me deu uma explicação plausível para a resposta, por favor me ajudem , grato.
Colabore