Exercício: Interpretação de Texto em Português

Olá pessoal, fiz uma prova semana passada e havia esta questão abaixo. Não estava na parte de português mas sim na de "Matemática e Lógica".

Bruno tem dois irmãos e afirmou que: "se seu irmão é presidente de uma empresa, então sua irmã não possui curso superior". Sua mãe, no entendo, confirmou que essa afirmação não é verdadeira, o que permite concluir que, em relação a Bruno,

(A) sua irmão é presidente de uma empresa.
(B) seu irmão não é presidente de uma empresa.
(C) sua irmã possui curso superior.
(D) seu irmão possui curso superior.
(E) seu irmão não possui curso superior.

Bom, a resposta certa pra mim seria a alternativa (C). Por que? Pela minha interpretação, ele disse "se o irmão for presidente a irmã não tem superior", e não disse nada sobre e "se ele não for presidente" (não apontou nenhuma condição da irmã em caso contrario (não ser presidente), então considero que o fato dele ser presidente é constante e não muda nunca, podendo então a única parte que pode ser variável é da "irmão não tem superior". Logo se a mãe confirmou que a afirmação é falsa, então a única alternativa cabível seria a (C).

Outra forma de interpretar seria que ele está dando certeza que o irmão é presidente, fazendo do "se" um apontoamento para uma condição e não para um "se" de dúvida (exemplo, "se realmente for ele, se for ele..").

Agora cai a minha dúvida: esta questão é passível de estar elaborada de forma errada? Sei que as aspas podem estar com o sentido ou de destaque ou de "cola" das palavras da boca do Bruno. O fato do autor ter colocado : (dois pontos) e " " (aspas), passa muito a fidelidade de que ele está repetindo o que o Bruno disse, e se for este o caso não existe resposta certa, correto? Pois o Bruno não trataria seus irmão com "se seu irmão", e sim com "se meu irmão, minha irmã". Até porque a pergunta no final é "em relação ao bruno..... sua irmã...". Ao meu ver, a questão estaria elaborada corretamente se o autor não tivesse feito o uso dos dois pontos e da aspas, assim seria o autor dizendo sobre os irmãos de Bruno (Bruno tem dois irmãos e afirmo que "se seu irmão....", ou se ao vez de "seus" o autor tivesse utilizado "meus".

Bom, não sei se conseguir deixar claro a minha interpretação. Mas gostaria que me ajudasse a identificar a resposta correta e se a questão está escrita corretamente. Eu sei que é uma questão de lógica, mas tudo deve ser levado em consideração.

Desde já, agradeço a todos.

1 resposta
Para mim, a letra C faz mais sentido. Lendo rapidamente, eu ficaria com a C.

Outra opção seria a letra A.