Exercício: Como utilizar a Crase

Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da crase:

A- Áqueles desfavorecidos, as escolas querem integra-los.
B- O acesso a educação de qualidade é um direito de todos.
C- Muitos alunos que estavam ausentes retornaram á escola.
D- Á partir de agora as escolas fazem esforços mútuos para que a inclusão aconteça.

2 respostas
Ordenar por: Data
A alternativa B precisa de crase.

''...acesso à educação...''

Bons estudos.
Complementando-se, lembre-se de que o acento agudo (´), como em árvore e xérox, não é igual ao acento grave (`), que é o acento da crase, como em Ele não mandou beijos à Mariana. e Dê abraços àquelas pessoas. Na verdade, essa questão está um pouco estranha, visto que:

Na letra A, parece-me que ocorre crase na frase apenas por uma situação específica, sendo assim: Àqueles desfavorecidos, as escolas querem integrá-los. (Ou seja, de acordo com o que interpretei, considerando-se que há crase, a frase está dizendo que ao entender daqueles desfavorecidos, as escolas querem integrá-los, subentendendo-se, então, que, ao entender de outros desfavorecidos não citados na frase, as escolas não querem integrá-los, no sentido de que estes outros consideram que escolas não possuam a intenção de integrá-los.)

Na letra B, realmente tem de haver o acento grave (`, acento da crase) em acesso a educação, sendo, então, o correto acesso à educação, já que quem tem acesso tem acesso a alguma coisa.

Na letra C, também há crase em retornaram à escola, não sendo á escola, como você colocou lá, porque o acento da crase é o grave, `, e não agudo, ´. (Quem retorna retorna a algum lugar.)

Na letra D, não pode haver crase, visto que não há motivo para isso, já que a crase é a junção do artigo definido a (como o a de Foi a menina quem falou isso.) com a preposição a (como o a em Eu assisto a vídeos no YouTube.), tornando-se a + a em à, o que não ocorre em A partir de..., porque só há a preposição a, sem artigo, já que artigos acompanham substantivos e não verbos, como partir.