Erros gramaticais mais comuns na escrita do francês

Jlmmelo 1 129
Vamos criar este tópico para que cada um que souber, vá escrevendo as diferenças ou erros gramaticais mais comuns, pois como o francês é a língua oficial em 29 países, existem alguns diferenças no francês da França, Canadá (Quebec), Suíca, Bélgica, Rep. Dem. do Congo, Mônaco, Luxemburgo, etc. e é muito comum acontecer algumas confusões.

Aqui vão alguns:

Não se usam pontos nos números em francês. Eles são separados por espaço ou escritos todos juntos. A vírgula é usada para separar os números decimais menores que 1. Ex: 1 987 870,45 ou 93456,2.

O sistema decimal da Bélgica e da Suiça e Rep. do Congo é um pouco diferente do sistema da França e do Canadá.

Normalmente, os números menores que dez devem ser escritos por extenso. Ex.: quatre ans, etc. (Está regra normalmente não é obedecida.)

No francês da Europa o ponto de interrogação (?), de exclamação (!), dois-pontos (:) são precedidos sempre de um espaço. As reticências (...) são escritas entre parênteses (...)

Quem souber mais vá postando...
Editado pela última vez por Donay Mendonça em 12 Fev 2014, 11:56.
Razão: 23 # Boletim
4 respostas
Jlmmelo 1 129
Apesar de existirem milhões de resultados no Google para "en faite", o correto é "en fait" - de fato, realmente - ("en faite" não existe no francês).

- Na conjugação do verbo faire, só existe (vous) faites ! no presente do imperativo.

- Não confundir com "faîte" Subst. - cume, topo; auge, ápice.
Gostaria de adicionar a respeito da hora, ele usam hora de 0 a 23 e escrevem assim:
22h23
Não utilizam como nós 22:23, se você escrever assim é possível que não entendam o que você quis dizer, podem achar que é uma divisão por exemplo. O formato americano (10:23pm) só será entendido se a pessoa também falar inglês.
Espero ter contribuído. ;)
Sobre:

"En fait", está correto, contudo o motivo pelo qual o google dá informação com a letra "e" como sufixo é porque ele é pronunciado como se estivesse inserido, logo é uma execepção.
Ótimo tópico, muito obrigado mesmo!