Ensinar e Aprender francês

Eu possuo um certo conhecimento, já viajei obtendo facilidades no convívio com franceses. Tenho uma pessoa na família que quer que eu lhe passe conhecimento, o que eu sei, porém não quero errar. Como eu começaria? A intenção é um despertar para a língua e depois a pessoa decide o que fazer. Obrigada.

1 resposta
  Resposta mais votada
1 9
Na minha humilde opinião, conhecimento não ocupa espaço. Se a pessoa quer aprender, que bom! Tanto melhor que ela vai aprender mais rápido, de vez que está interessada.
Outros "componentes" não foram ponderados aqui, o porquê, se é uma aula paga, se a pessoa vai aprender para fazer uso numa viagem, se fez um amigo que fala francês ou se o uso vai ser acadêmico.
Daí que basicamente cada caso é um caso. Pensando no geral, eu concordo com o seu enunciado "a intenção é um despertar para a língua e depois a pessoa decide o que fazer.'". Deve funcionar, à principio.
Já se for academicamente, sugiro usar algum material didático - livro, audio, audiovisual, testes, textos, bons sites, etc.
Uma das primeiras coisas a se fazer é "ensinar a estudar", no sentido de que ninguém aprende por osmose simplesmente. Há que se ter um esforço intra e extra-classe. Aprender fazendo associações, estabelecer diferenças, se acostumar com sons (em vez de aprender tão somente via memorização).
Mas tenho certeza que a pessoa em questão sabe disso, parabéns pela sua disposição de ajudar e ensinar.

Vamos aguardar mais opiniões, bons estudos e sucesso com o ensino.