É errado mudar os verbos numa narração?

Boa noite, gosto de inventar histórias, por isso estou escrevendo só para mim. :) Mas tenho uma dúvida um tanto boba... :roll:

:?: É errado em uma narração mudar os verbos. Por exemplo, estou contando a história no passado, e do nada eu começo a contar no presente, como se estivesse acontecendo. Veja meu exemplo:
A história começa no passado:

estava ela, sentada no terraço da casa, sem grades de proteção ou muro, restavam perigosos vergalhões nos quatro cantos da construção de formato retangular, cujos indicavam que outro andar seria talvez construído. A casa onde morava localizava-se no alto da montanha, local de difícil acesso e saída. Contudo, a jovem conhecia bem o caminho, morava lá desde pequena, quando a casa era basicamente cimento e tijolos. Com o tempo passou a ser coberta por uma camada de cimento, sem pintura alguma. Em resumo, a casa onde vivia era bem simples, porém pouco cômoda, apesar dos seus dois andares construídos aos poucos.
[...]
Depois de alguns parágrafos no presente: E nesse ainda por cima misturei... presente e pretérito :shock:

Após um tempo, apesar daquela paisagem em certo ponto bonita, não fazia esquecer a vida que possuía. Logo más lembranças passam por sua cabeça como um filme. Em seus olhos vê-se o castanho amendoado mudar rapidamente para o castanho avermelhado. Tenta lutar contras lágrimas, porém teimosas ousam descer dos seus olhos.

-Oh, droga! Prometi que nunca mais choraria! Seja lá o que fosse! – Exclama, enquanto enxuga as lágrimas, num tom alto o suficiente para quem estivesse perto pudesse ouvir. Abaixo do terraço ela ouve alguém chamando, mas não atenção. Alguns segundos depois, novamente chamam.
-Garota, desça já daí! Vamos nos atrasar por sua culpa! – A mãe grita com ignorância.

Enquanto desce a escada sem corrimão, a qual o cheiro da umidade do concreto que a constituía, exalava[/i] um cheiro fortíssimo. A jovemenxugava o restante de lágrimas que descera do seu rosto. Logo elas se
encontram, e entreolham-se.
[...]
:?: É errado fazer isso? O certo é manter toda história do começo ao fim no passado? O verbo no gerúndio também, posso usá-lo quando o texto está no passado??

É uma dúvida meio boba, e saio escrevendo sem pensar muito. Acabo errando os verbos e com certeza outras coisas... Pesquisei em vários sites mas não encontrei em lugar nenhum a resposta. Me deem uma ajuda, por favor!

E qual diferença entre usar do qual e o qual?

1 resposta
... vergalhões nos quatro cantos da construção de formato retangular, cujos indicavam...
Seu texto (literário) está excelente, mas, no lugar de cujos, sugiro empregar os quais.