Como usar os Artigos em Francês

Por gentileza alguem pode me esclarecer uma duvida ??? quando nao usar um artigo def , ind ou part antes de um substantivo??

J'ai DES amis , d'accord ?? precisa de uma artigo porque nao se pode dizer j'ai amis , certo ?? j'ai DES cours , podemos tirar o artigo quando dizemos j'ai cours de frances , (verbo trans .indireto) e assim vamos .
Agora nessa frase "je n'ai pas confiance " .Porque nao dizemos " je n'ai pas de confiance ??? alguem pode me explicar ? eu entendo que é uma questao de complemento do objeto , mas nao teria que ter o DE antes de confiance ??? nao consigo assimilar

Se alguem tiver uma dica , ficarei super agradecida

Amicalement

Raphaella

1 resposta
  Resposta mais votada
« Avoir confiance en qqn » é uma locução em francês que significa « poder contar com alguém ». Por se tratar de uma locução, não se deve tentar analisar as palavras de forma separada, mas sim como um conjunto.

Achei na Wikipédia uma boa explicação:
Ref. fr.wiktionary

Le sens d’une locution excède celui de ses composants :
Une assiette anglaise est autre chose qu’une pièce de vaisselle fabriquée en Grande-Bretagne.


É por isso que se diz J'ai confiance en lui e Je n'ai pas confiance en lui (e não Je n'ai pas de confiance en lui).

Espero ter ajudado.