Como se fazer perguntas em alemão?

Olá, estou estudando alemão há pouco tempo, e gostaria de saber como se faz perguntas em alemão, por exemplo no inglês quando não se é usado um verbo forte nós temos que utilizar o auxiliar "DO" ou "DOES", e quando se usa o forte, só coloca o verbo na frente do pronome, no alemão tem algo parecido? Por favor, me mostrem como fazer perguntas em alemão e muito obrigado pela atenção.

2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
3
Basicamente, em alemão é mais fácil ainda.

Situação 1: perguntas cuja resposta é sim/não: só colocar o verbo na frente do sujeito. Por exemplo:
Frase declarativa: Er kommt mit uns. - Ele vem conosco. / Moritz kommt mit uns. - Moritz vem conosco.
Frase interrogativa: Kommt er mit uns? - Ele vem conosco? / Kommt Moritz mit uns? - Moritz vem conosco?

Situação 2: perguntas que pedem quaisquer outras respostas: essas costumam vir comos pronomes interrogativos - a saber, o que/quando/quem/como/onde/quantos/qual/por que; em alemão, respectivamente, was/wann/wer (declinável)/wie/wo/wie viele/welche (declinável)/warum (ou wieso).
Bom, nesse caso, o primeiro elemento da frase será o pronome interrogativo, seguido pelo verbo e depois o sujeito. Na prática:
Was bedeutet das? - O que significa isso?
Wann kommen sie an? - Quando eles chegam?
Wer ist da? - Quem está aí?
Wie man sagt das? - Como se diz isso?
Wo seid ihr? - Onde vocês estão?
Wie viele Brüder hast du? - Quantos irmãos você tem?
Warum bist du krank? - Por que você está doente?
Os verbos nos exemplos acima estão sublinhados.

Enfim, fazer perguntas em alemão é bem fácil. Talvez você não entenda muito bem a estrutura de todas as frases que eu usei para exemplificar; porque a sintaxe do alemão propriamente dita é, digamos, bem estranha à primeira vista para quem não está acostumado. Isso que eu usei um verbo só em cada frase (:
Mas bom, se você está começando, vá aos poucos; não adianta querer pular pra sintaxe sem saber o que é acusativo ou dativo, ok? ;)
Sucesso nos seus estudos ^^
Tenho dificuldade em memorizar os verbos? Alguma regra para memorização? Estou com dificuldade na gramática. Já fiz a B1 levei bomba