Artigos indefinidos Des x De

Olá, eu estou com dúvidas
Ex: J'ai des yeux bleus. J'ai de beaux yeux. Elle a une robe blanche et des chaussures marrons. Ils n'ont pas de enfants ...
como e porque ele muda?
de início eu achei que quando o sujeito está no plural ficaria 'des' e quando no singular ficaria 'de', mas isso não acontece ... Quando vou saber quando usar 'des' ou 'de' ?
5 respostas
Jlmmelo 1 129
´Des´ é plural de ´un´, ´une´, ´du´, ´de le´ e ´de la´ e é usado tanto para o gênero masculino como feminino.

Exemplos:
Un cadeau (um presente), des cadeaux (presentes).
Une fleur, des roses (rosas).
Sing.: Boire du café, boire de la bière, boire de l´alcool, boire de l´eau.
Plural: Manger des légumes, mager des confitures (geléias).

Obs.: O plural ´uns´ e ´unes´ não se utiliza mais como artigo, a não ser em ´quelques-uns´, ´quelques-unes´, ´les uns´ e ´les unes´.

`De´ como preposição é usado em lugar do artigo partitivo ou do artigo indefinido:

1) Em frases negativas: Ils n'ont pas de enfants.

2) Em substantivos no plural precedidos de um adjetivo: J'ai de beaux yeux.

3) Após um advérbio de quantidade (trop, peu, beaucoup, moins, plus, etc.): Il a assez de vin (Ele tem bastante vinho).

Existem mais situações em que pode-se usar ´de´ em vez de ´de la´ ou ´du´ ou até no lugar de ´des´.

É bom estudar bem o emprego do artigo partitivo, que serve para indicar quantidades indeterminadas.

Neste site do Fraçais Facile você encontra quase todas as situações de emprego de ´Articles défini, indéfini ou partitif - cours´.

Bons estudos!
Jlmmelo 1 129
Correção:

No sua frase há uma elisão (élision) das duas vogais:

Ils n'ont pas d´enfants.
Ahh entendi .. agora, artigos partitivos SEMPRE serão 'de', 'de la' e 'du'?
Jlmmelo 1 129
Lucianna,

O artigo partitivo:

Sing. masc.: du, de l´
Sing. fem.: de la, de l´
Plural: des

O ´de´ pode ser artigo ou preposição e como preposição pode ser empregada em lugar do artigo partitivo ou do artigo indefinido, como citei na resposta anterior.

Você pode ver vários exemplos no Dictionnaire Larousse e SYSTRANet aqui.
Muito obrigada Jlmmelo, consegui entender muito bem, e obrigada tbm por explicar pois não sabia que 'du' era masculino, achei que era o mesmo de 'des' e 'de' .. Abraços ^^