Alemão, por onde começar os estudos?

Ola pessoal, eu queria pedir uma ajuda a vocês, eu sou iniciante na língua praticamente não sei nada, eu queria se possível algumas dicas de métodos de estudos, livros, por onde e como começar etc, para alguém que esta iniciando agora, aprender sozinho a língua.

3 respostas
Ordenar por: Autor
Cara é o seguinte tente baixar o programa Rosetta Stone na net é a melhor coisa que tem para iniciante de qualquer curso de lingua, então qdo tiver dúvida de alguma coisa procure na net e pronto, com muito estudo garanto que vc irá aprender....
Oi galera.
Olha só, eu aprendi alemão na garra por essa vasta internet. Há mais de quatro anos estou nessa 'luta' e posso garantir uma coisa: não há nenhum método ou fórmula matemática para você seguir e será fluente em x meses (é mais provável que sejam x anos, apenas avisando). Alemão é uma língua complicada (não vamos mentir!), exige muito estudo, atenção e decoreba.

Guilherme De Castro
Livros ou métodos eu não posso te indicar, porque nunca usei nenhum. Venho aprendendo na "cobra-cega", agarrando tudo o que encontro, lendo aos poucos, me aprofundando numa coisa de cada vez e depois seguindo adiante.
Ao que me parece, você chegou de para-quedas na língua, então uma boa é começar ouvindo música, para se acostumar aos sons da língua - e vendo traduções das mesmas, a princípio, é uma forma mais do que suficiente para adquirir o seu primeiro vocabulário, e descobrir os termos mais básicos.

ruipsousa8
Impaciência? Você já está fazendo isso errado. Aprender uma língua (qualquer uma) leva tempo e dedicação. E o processo de aprendizado depende de cada um; o modo como eu venho aprendendo pode não funcionar para vocês; do mesmo modo que um monte de gente pode adorar e venerar um meio de ensino que não entraria na minha cabeça. Então vamos lá.
A melhor forma de você aprender vai depender de trezentos fatores:
  • sua disponibilidade,
  • sua necessidade,
  • o material que você tem,
  • o ritmo com que você assimila as informações,
  • a frequência com que você pratica
e diversas outras variáveis.
A "ordem correta" para estudar eu também desconheço; eu passei de ouvir música pra engolir gramática - e engolir MESMO, li um pdf de várias páginas todo de uma vez, sem entender a metade das coisas, para depois voltar ao início e assimilar tópico por tópico ao mesmo tempo em que começava a entender a 'lógica' por trás dos versos das músicas que ouvia.

Para os dois
Eu daria umas dicas de música em alemão para vocês começarem, mas não sei de que tipo de música vocês gostam.
Alemão é difícil mesmo. Estudo desde meados de 2009 e ainda não sou fluente - porque eu tenho minhas dificuldades. Minha gramática é praticamente impecável, mas meu vocabulário tem lá suas fraquezas. Minha pronúncia e minha compreensão oral não são perfeitas, mas eu consigo me comunicar! (Já fiz essa prova de fogo hahaha)
O que eu posso lhes recomendar:
Dicionários: Michaelis, Langenscheidt, bab.la; e se vocês souberem inglês, tem o canoo.net e o wordreference.com.
Gramáticas: tenho duas edições de um curso de gramática básica e intermediária em pdf que você encontra para baixar gratuitamente por aí. O autor é o Celso R. S. Melo. Boa parte do meu conhecimento de gramática veio dali, é um ótimo material.
Pronúncia: procure no Youtube, tem muita coisa legal e interessante por lá; e se você não tiver nada contra repetecos, os sites Livemocha, Babbel e Busuu podem ser uma boa alternativa.
Tudo o mais que você imaginar: vá ao site da Deutsche Welle. Aquilo é o paraíso dos autodidatas! Tem cursos completos para todos os níveis e gostos, de boa qualidade e em português! Não canso de recomendar o Deutsch Warum Nicht. Para quem não sabe absolutamente nada, é uma ótima aposta.
E ah, digitem "curso alemão" no 4shared! O não tem mais lá de música para baixar, tem de material para quem quer aprender outro idioma - só aprende quem não quer e tenho dito!
Não dou mais dicas de sites porque levei uma bronca da moderação por fazer merchand sem querer. :x

Enfim, boa sorte e muita garra para vocês. É difícil mas não impossível! E vale a pena, a galinha inteira!
Boa noite. Este é o meu primeito post neste fórum, não sei se é o tópico adequado e peço desde já desculpa se não for.

Eu gostava imenso de aprender alemão, mas sou estudante universitário dum curso que não tem esta lingua, portanto tenho de me contentar em aprender esta lingua que me fascina na Internet. Eu como pessoa impaciente que sou, quero logo aprender tudo num dia, e sei que deveria ir "step by step" :D

Criei este tópico para alguem mais experiente, me indique qual a melhor forma de aprender, quantas horas por dia devo dedicar a esta aprendizagem, qual a ordem correta de "matéria" que devo estudar, de forma a não misturar tudo...

Agradecia imenso que me ajudassem!! Obrigado