A quem se refere a retomada anafórica pronominal seguinte?

Gostaria de saber a quem se refere o pronome "eles" do trecho "...eles mediram a quantidade de energia..." do parágrafo abaixo.

No contexto, pesquisadores da Universidade de Harvard realizaram um estudo com um grupo de homens. Observe que logo após "um grupo de homens" há o uso do pronome "eles". Após o "." (ponto), há outro uso. Então, surge a dúvida: a quem se refere esse segundo "eles": aos pesquisadores ou ao grupo de homens?

"A mudança na alimentação trouxe uma refeição muito mais rica em calorias e com necessidade de Muito menos mastigação. Isso aumentou os níveis de nutrientes em geral. No entanto, cozinhar a carne, o que facilitou ainda mais a mastigação, veio a acontecer muito mais tempo depois, há 500 mil anos atrás. O teste para o estudo foi realizado com um grupo de homens, eles mastigaram carne de cabra (semelhante a Carnes da época) e vegetais. Usando sensores de eletromiografia, eles mediram a quantidade de energia que os músculos da cabeça e mandíbula tiveram que exercer para mastigar e engolir as amostras inteiras ou preparadas das três formas antigas. O teste comprovou que, comendo carne, nossos parentes primitivos passaram a economizar 2,5 milhões de mastigadas ao ano."

Observação: o texto foi cobrado em um concurso público, o gabarito preliminar foi dado como o termo se referindo aos pesquisadores, mas eu não concordo, pois penso que deve se referir ao último termo. Além disso, não eram os pesquisadores quem estavam usando sensores de eletromiografia, sendo que este se refere a "eles".

Obrigado a quem tiver o conhecimento e responder

1 resposta
p.paulo 1 9
Há uma questão de interpretação aqui. Com certeza os elaboradores da prova pensam com o seguinte raciocínio: o grupo de homens não podem usar os sensores e medir a quantidade de energia despendido pelos músculos da cabeça e mandíbula (o grupo de homens certamente não teria o know-how, etc).

Mas esse não é o caso aqui, o caso é que pode haver a relação coesiva sim entre os dois termos do texto; uma vez que, que frequentemente vemos frases como a desse site:
http://www.uai.com.br/app/noticia/saude ... de,188209/

De acordo com a mesma Pesquisa Nacional de Saúde, o percentual de brasileiros que nunca mediram a pressão arterial é de 3%.

Ou seja, não necessariamente significa que o tal percentual de brasileiros tenham que saber, ter o know-how de ler e interpretar a medição, alguém pode simplesmente ir a um posto, ou requisitar a um enfermeiro amigo que o faça.
Para efeito da frase aqui poderia até incluir aqueles que nunca mediram em um determinado tempo, os que não mediram frequentemente e aqueles que só o fizeram por que teve que fazer um check-up para um emprego etc.

Poderia também trabalhar em cima do raciocínio de que está claro pelo páragrafo anterior, o contexto enfim. Mas a relação coesiva deveria comtemplar o
O termo mais próximo (imediatamente anterior).
Isto posto, concordo com a sua conclusão. Alguém até poderia se equivocar e nem pensar dos pesquisadores e nem o grupo de homens, mas dos sensores! Isto é, que a relação coesiva seria de que os sensores é que mediram...

Na verdade, para evitar comprometer a questão, eles poderiam mudar a frase para "eles tiveram medida a quantidade de energia...". Mas então, certamente não teria como, teriam que achar (partir para) outro texto.

Nota: isto aqui é apenas um comentário geral baseado na minha interpretação, outros podem vir e dar melhores detalhes. E eu não sou exatamente um expert, professor e não trabalho no sistema educacional.
Vamos aguardar então mais comentários.