Sintaxe

Imagem

O fato de os termos “do número” (linha 5), “das conexões” (linha 6) e “do tempo” (linha 7) iniciarem-se com a mesma preposição indica que esses termos são complementos de “elevação” (linha 5).

Gabarito: Errado (na apostila que vi essa questão, foi afirmado que "das conexões" e "do tempo" estão se referindo a "número". Estaria correto falar "elevação do número do tempo"? Me parece estranho).

3 respostas
Ordenar por: Data
Por mais que dê a impressão de uma ilogicidade, parece que todos os complementos são de "número". Eu não escreveria aquele texto assim, porém acho que a ideia que se quis transmitir (ao escrever "elevação do número de tempo de conexão") seria a de que, em números, o tempo de conexão tem aumentado, apesar de que tenha ficado estranho ao se pronunciar isto. (Também soaria um tanto incomum se fosse "elevação do tempo de conexão"; "tempo elevar-se"? Números podem elevar-se, tempo em si não.)
Mas "elevação do tempo de conexão" não seria equivalente a "elevação do intervalo de tempo de conexão"? Nesse caso, faria sentido.
Na verdade, acho que o texto refere-se a que o tempo de conexão também tem aumentado, e não o intervalo de tempo de conexão...não acha? (O intervalo de tempo de conexão aumentar significa que há um grande intervalo entre as conexões, eu acho; afinal, não é normalmente usada uma linguagem matemática em textos escritos geralmente. Se fosse, intervalo de tempo de conexão daria certo, eu acho, apesar de que ficaria estranho a mim ainda por ser meio incomum falar de tempo assim em textos.)
  • Tópicos Relacionados