Josseana Lopes,
Para as ligações, normalmente existem 2 regras e somente para efeito de pronúncia. Elas normalmente existem porque no francês as consoantes finais não são pronunciadas:
1) Normalmente as consoantes finais
d, f, g e
s, transformam-se, respectivamente em
t, v, k e
z:
-
Un grand homme (un grand homme - un grand(d)-
t-homme).
-
Neuf ans plus tard (neu(f)-
v-ans plus tard) (Nove anos depois).
-
Sans avenir (san(s)-
z-avenir) (Sem futuro).
2) A ligação nunca deve ser feita antes de um
h aspirado, antes de
oui, huit, onze, após a conjunção
et ou após uma pausa.
Veja essa aula sobre ligações da
InfoEscola:As
“liaisons” são ligações feitas na língua oral entre o fim de uma palavra (geralmente quando esta termina com uma consoante) e o início de outra (geralmente quando esta começa com uma vogal ou um “h” mudo). Há três possibilidades: elas podem ser obrigatórias, proibidas ou facultativas.
Nos casos em que as liaisons são feitas – tanto obrigatóriamente quanto facultativamente – as duas palavras são unidas como se fossem uma só. Mas atenção! As liaisons são feitas tão somente na língua oral. As palavras continuam sendo escritas separadamente.
Continua ...