Pronúncia do "RR" e "R" Espanhol

Questões sobre a pronúncia e compreensão do Espanhol falado no dia-a-dia.
Bom, quero saber se as palavras iniciadas pela letra "R" tem o mesmo som do "RR" quando está no meio de alguma palavra?
Eu tenho tentado pronunciar o "RR" corretamente desde o momento em que li o Post aqui no D.E. (Dicas de Espanhol) sobre o "RR" e tal, do cara que demorou um mês para conseguir, e não sei realmente como estou me saindo. Eu acho que tenho muito ainda o que praticar. Mas pelo que li e ouvi, é como o choro do Kiko do Chaves, quem não conhece esse choro? Porém, o "como fazê-lo" é o X questão.
Às vezes o som me sai e às vezes não, é difícil mantê-lo.
Mas, para quem está tentando aprender, eu arrisco uma dica (e se estiver errado, corrijam-me):

-É como o som do "VR", é só tentar fazer este som, só que depois que tiver feio, tire o V, vai parecer uma moto, ou algum som assim. O som é formado pelo tremer da língua, que fica atrás dos dentes de cima "balançando" (tremendo).

Tenho tentado praticar com "perro", "carro", "refrigerador", "correr", "corriendo" e gostaria de mais palavras para diversificar (se possível com o significado) e, quem sabe, até algum podcast mostrando o som ou como fazer aí.

Avatar do usuário Hispanohablante
Você deve continuar praticando, para que se adapte com a pronúnica da letra "r" e o dígrafo "rr".
Segue algumas palavras em espanhol: Arroyo, carril, perrillo, territorio, carroza.
Este sítio será indispensável para a sua compreensão:
http://www.reglasdeortografia.com/rrr02a.html

FÍJATE

Reglas para el uso de la R

* Se escribe r- al principio de palabra. Ejemplos: rana, risa, roto.
* Se escribe r detrás de las consonantes l, n y s. Ejemplos: enriquecer, alrededor, desrizar.
* Se escribe r detrás de las consonantes b,d, t cuando la r no forma sílaba con ella. El caso más frecuente es el de las palavras formadas por los prefijos cultos ab- y sub. Ejemplos: subrayar (sub-ra-yar).
* Se escribe r a comiezo del segundo elemento de la palabra compuesta con guion. Ejemplo: hispano-romano.
* Se escribe r (sonido vibrante) en el final de sílaba. Ejemplo: amor (a-mor).

Reglas para el uso del dígrafo rr

* Se escriben con rr las palabras que tienen el sonido vibrante múltiple entre vocales: Ejemplos: cerro, barra, arullo.
* Se escribe con rr el segundo elemento de una palabra compuesta el primero termina en vocal y el segundo empieza por r (fuerte) quedándose el sonido fuerte entre dos vocales. Ejemplo: pararrayos.

BUENOS ESTUDIOS

La pronunciación de la rr en español se realiza haciendo vibrar varias veces el ápice de la lengua contra los alveolos. En inicio de palabras la r vibra : Ropa, Reja ( grade), Raso ( cetim) Rubio, Rabia . Solamente vibra en el medio de palabras cuando van adelante de las letras L, N y S . Por ejemplo : enRedo , enRiquecer,EnRique, SonRisa, isRaelí, alRededor.

Palabras con rr ( parra, erre, terror, correo, carro, los rizos)

Hasta luego !!

Amigos, tem algum exercício de fonética para resolver esse problema ? Desde pequeno tento aprender esse RR. Minha pronúncia em espanhol é boa, mas simplesmente não consigo falar direito as palavras que possuem RR... não consigo fazer essa vibração da língua. Se puderem ajudar, fico muito agradecido.

Rvillper, a melhor dica que eu consegui imaginar foi fazer o som do ''VR'' e depois tirar o V e o R fica igual, eu acho, ao R e RR espanhóis.

Por exemplo, junte o som com vogais e demore um pouco mais na pronúncia do R:

VRA, VRE, VRI, VRO, VRU...

É impressionante como está saindo natural pra mim agora e sem esforço algum.

O problema agora é fazer esse som depois do S.

Avatar do usuário Juuh Santorini
Quero compartilhar com todos vocês, um video grandioso que me ajudou a aprender x articular a correta pronunciação do RR.. Sem mistérios, sem dificuldades , simples assim...
Este é o link: (não sei se está correto, já que estou conectado pelo telemóvel, por isso os deixo o nome para busca no youtube.com

Terapia de lenguaje: fonema vibrante múltiple "rr".

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4JDHMTcKoaU&gl[/youtube]

¡hasta pronto!

• TÓPICOS RELACIONADOS