Paroxítona x Separação Silábica

Bom dia a todos, estou estudando para concurso público e deparei-me com a seguinte dúvida:
... a palavra Família é paroxítona, porém sua separação silábica é : fa-mí-li-a, ou seja, para ser paroxítona deveria ser: fa-mí-lia,
na verdade cheguei a está dúvida por estar tendo dificuldade em diferenciar entre hiato e ditongo, visto que os ditongos são indivisíveis. No site a seguir encontrei separação para todas as palavras que terminam com ei, oi, ai, etc. "http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... arch=aureo" Por favor alguém pode esclarecer...

1 resposta
  Resposta mais votada
1 132
Após pesquisar, cheguei à conclusão que é um ditongo crescente e a separação das sílabas é fa-mí-lia, senão veja por si mesmo as minhas fontes:

1. O único lugar onde aparece essa separação silábica é no site que você citou:
família (nome feminino) - fa·mí·li·a
http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... m%C3%ADlia


2. O Dicionário Online de Português dá este resultado:
Separação das sílabas: fa-mí-lia
http://www.dicio.com.br/familia/


3. "A resposta é simples: família é acentuada porque se trata de uma palavra paroxítona terminada em ditongo crescente "ia".
A separação silábica se faz de um único modo: fa-mí-lia.
Por quê?
Porque como foi visto, a última sílaba contém um ditongo ( lia ) e, como tal, é absolutamente inseparável na divisão silábica."
http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 626AA0ii8N

4. "...OBS: em caso de as vogais fazerem parte da mesma sílaba, trata-se de um ditongo e não de um hiato.
Vejamos os exemplos das palavras “sábia” e “sabiá”:
Sá-bia (o encontro vocálico “ia” é um ditongo, porque as duas vogais estão em sequência e fazem parte da mesma sílaba).
Sa-bi-á (o encontro vocálico “iá" é um hiato, pois embora as duas vogais estejam juntas, elas pertencem a sílabas diferentes).
OBS:
O hiato é formado por VOGAL + VOGAL."
http://www.infoescola.com/portugues/hiato/


5. No site ´SALA DOS PROFESSORES´ está a seguinte resposta:

"Na fala pausada pode-se considerar que nas palavras em apreço há um hiato no encontro vocálico, pelo que as palavras são proparoxítonas (esdrúxulas). Assim do ponto de vista fónico justifica-se neste caso a possibilidade de separação silábica das sequências -ia e -io: fa-mí-li-a; in-cên-di-o; his-tó-ri-a; au-sên-ci-a. Porém, na translineação gráfica não se separam as duas últimas sílabas para não deixar vogais isoladas: fa-mí-lia; in-cên-dio; his-tó-ria; au-sên-cia.

Na fala normal, as sequências -ia ou -io são pronunciadas como ditongos crescentes. Deste modo, a divisão silábica das palavras em questão é igual à sua translineação: fa-mí-lia, in-cên-dio, his-tó-ria, au-sên-cia. Assim, o acento passa a encontrar-se na penúltima sílaba, e as palavras tornam-se paroxítonas ou graves. Concluindo, devemos considerar que estas palavras só aparentemente são esdrúxulas; na realidade, elas são graves ou paroxítonas uma vez que em fala normal as sequências –ia e –io são ditongos. Na palavra família, IA é um ditongo crescente e não um hiato. Um ditongo ou é crescente (semivogal + vogal) ou ditongo decrescente (vogal + semivogal). No hiato é uma vogal + vogal. Como o ia da palavra família é uma semivogal + vogal (ditongo crescente) não o separamos. Se fosse um hiato (vogal + vogal) ai podiamos separar. Como acontece com as palavras (ia, íamos) em que temos vogal + vogal. Neste caso ficaria i-a (um disssílabo) e i-a-mos (um polissílabo). se estiver errado digam alguma coisa e espero ter ajudado."
http://www.saladosprofessores.com/index ... pic=9338.0

6. ..."A divisão silábica usada na escrita do português (para efeitos de translineação) está formalizada na base XX, do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO), de 1990 (em vigor desde 2009). As regras de divisão silábica para a criação deste dicionário foram baseadas no determinado por aquele documento.

Regras Básicas

As regras básicas para a divisão silábica são as seguintes:

Vogais

1) Todas as silabas têm pelo menos uma vogal

ex.: u.va; a.mei.xa

2)Sequências de vogais:

Indivisíveis:

sequências que formam ditongos decrescentes (Vogal+Semivogal) ai êi ãi ei éi oi ói ui au áu eu éu iu ou ãe ão õe;
ex.: mo.sai.co; bau.ni.lha; ca.dei.ra; mu.seu; de.zoi.to; ce.nou.ra; ba.lão;
as combinações qu e gu não são separáveis da vogal ou ditongo que lhes sucede, independentemente de o u ser ou não pronunciado;
ex.: pa.que.te; bi.quí.ni; gui.tar.ra; bi.lin.gue; á.gua; lin.gui.ça; tran.qui.lo; e.ques.tre
os hiatos (V+V) ea eo ia ie io oa oe ua ue ui uo são indivisíveis quando ocorrem em sílaba átona final;
ex.: c*.tâ.neo; fa.mí.lia; bal.dio; a.mên.doa; in.gé.nua
...
Obs. (É o mesmo site que você colocou na sua mensagem, mas aqui já diz que é um hiato e a separação das sílabas está como ´fa.mí.lia´... :?: )
http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... ge=present

Em caso de dúvida, na InfoEscola você encontra uma boa aula sobre ditongo, tritongo e hiato.

Bons estudos!