Orações subordinadas substantivas "SUBJETIVAS"

Boa noite, estava eu estudando agora à noite e me surge umas dúvidas:
Exemplo: Convinha-nos que vocês estivessem presentes
Agora as dúvidas:
Nas orações subordinadas substantivas, podemos trocar o "que" por " isso" e se não houver mudança de valor semântico ela será oração subordinadas substantivas? Se sim, porque "convinha-nos" é um verbo transitivo indireto, e se ele for um verbo transitivo indireto, porque ela não é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta ?( me desculpem na utilização dos porquês ainda não tive tempo de olhar isso, me desculpem do fundo do coração <3)

1 resposta
Caro Guilherme, boa pergunta; penso que, para entender a frase melhor, teria de tirar o pronome oblíquo , que substitui o objeto indireto, ficando "Convinha a nós que vocês estivessem presente". Feito isso, é possível entender o porquê de NÃO se tratar de uma O.S.S Objetiva Indireta - já existe um objeto indireto ali; ter dois objetos indiretos seria agramatical. Dito isso, te explico por que é uma O.S.S. Subjetiva: a oração subordinada é o sujeito da oração, veja: "Convinha a nós QUE VOCÊS ESTIVESSEM PRESENTE" (o termo em maiúsculo responde à pergunta: "O que convinha a nós?", é este o segredo da O.S.S.Subjetiva: o sujeito da oração é a subordinada. Claro, há macetes para identificá-las, como toda vez que iniciar com um verbo em terceira pessoa do singular (como no caso, "convinha" -conjugado no pretérito imperfeito do indicativo), ou quando houver voz passiva, seja sintética, seja analítica. Mas, a melhor forma de classificá-la como O.S.S.Subjetiva é saber que o sujeito é oracional e que esse será a oração subordinada. Nas orações, para identificar se é substantiva ou não (prefiro internalizar todas as classificações, ainda), basta substituir TODA a oração subordinada e, não, APENAS o "que" (que é só conjunção integrante); veja: "Convinha-nos ISSO", aí está uma Subordinada Substantiva. Espero ter ajudado!