Há uma regra na pronúncia de "ai"?

Eu estava olhando vídeo-aulas para melhorar minha pronúncia francesa quando percebi que, em algumas palavras, ai pode ter um fonema diferente. Exemplos:
Maison (mêzon)
Portrait (portrré)

Com base nessas duas palavras, a dúvida surgiu: há uma regra para que AI tenha o som de Ê em algumas palavras, assim como pode ter o som de É em algumas palavras?

Sei que isso pode ser uma dúvida muito tosca, mas eu realmente quero saber se há ou não há uma regra para isso, quero muito melhorar minha pronúncia em francês.

Obrigado.

6 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 132
Não há regra que diferencie a pronúncia do 'ai' francês.

O Larousse cita a pronúncia, de acordo como o International Phonetic Alphabet - IPA, de 'maison' como [mɛzɔ̃] e de 'portrait', [pɔʀtʀɛ].

Portanto, o ai de ambas, soa como ' ɛ ' (Qualquer duvida confira no site citado acima, do IPA).

Se quiser ouvir essa ou outras palavras, acesse o site abaixo:

Onde ouvir a pronúncia de todas as palavras em Francês
Eu incluo na sua dúvida a palavra demain, onde vejo que a pronúncia soa como 'a' (dêman). Aumenta a confusão!
1 24
Sugestão:

Ai tem os seguintes sons: [e], [ε], [ә], [aj] e [ɛ̃]

1- Ai = [e] (boca fechada) no fim das palavras sem consoante final
Gai(e) = alegre
J’ai = eu tenho
J’aurai = eu terei
Je parlerai = eu falarei

2- Ai = [ε] (com a boca aberta) seguido de consoante
J’avais = eu tinha
J’aurais = eu teria
Je parlerais = eu falaria
Fait(e) = feito(a)
Vous faites = vós fazeis; você faz

3- Ai = [ә] (muda) nas palavras principiadas por fais
Ex.: Imperfeito do indicativo do verbo "faire" e seus compostos:
Je faisais
Tu faisais
Il faisait
Nous faisions
Vous faisiez
Ils/elles faisaient
Faisant
Bienfaisant = benéfico

4- Ai [aj] antes de l ou ll (pronuncia-se tal como está escrito mas o “l” ou “ll” não se pronuncia)
Travail = [travaj] ou [travai] trabalho
Travailler = [travaje] ou [travaiê] trabalhar

5- Ain/aim = [ɛ̃] (som entre o nosso "am" e "em" : como se fossemos pronunciar "am" e "em" ao mesmo tempo)
Pain = pão
Train = comboio, trem
Demain = amanhã
Ainsi = assim
Faim = fome
Olá

Analiticamente, isso depende do contexto; onde é “ê” ocorre devido a precendente, por exemplo demain lê-se demê, isto é ê por causa de “m”.

E, diferentemente noutros casos,“portraiter” que é portrét simplesmente porque temos antes da vogal em causa o “t”. Logo não da carga foneticamente.

Espero ter ajudado!
Caro Charles, obrigada por responder.
Eu aprendi a pronúncia (demên) mas vejo franceses usando deman.

Rs... A língua tem vida própria!
Abraço.
O francês " de referenda " é o francês de Touraine. Quando me formei como professora, me ensinaram que:

Ai se prononcer como /e/ em português

Ai +... ( por exemplo ait, ais, aient ) se pronuncia /é/ em portugais

Mais nao é muito importante, na França, dependendo da região, se pronuncia deferentemente. Por exemplo, no meu departamento "Drôme", ai e ais, ait,aient se pronunciam da mesma maneira /e/