Exercício: Interpretação

Na seguinte afirmação:
"I. As forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, estão dotadas de uma grande potência de fogo,
Com tanques, artilharia e aviação, uma vantagem considerável diante dos rebeldes, que carecem de
Aviões. Além disso, não possuem o apoio da Rússia."
A última sentença pode se refere aos Rebeldes ou necessariamente se refere as forças do presidente Bashar Al-Assad. Desde já agradeço.

2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
Como o texto começa a falar de uma vantagem considerável diante dos rebeldes em relação ao presidente sírio, e enumeram-se algumas vantagens ("tanques", "artilharia", "aviação"), logicamente o "não possuem o apoio da Rússia" refere-se aos rebeldes, sobre quem antes é falado que carecem de aviões. Note que as conotações negativas uma perto da outra (carecerem de aviões e, logo em seguida, não possuirem o apoio da Rússia) sugerem que a referência feita a quem está nessas condições seja a mesma.
Não obstante, seria até um pouco estranho que "não possuem o apoio da Rússia" referisse-se às forças do presidente sírio, visto que levaria a uma lógica em que as forças de um presidente não possuiríam apoio de um país, a Rússia, o que é meio estranho a mim (logicamente falando). :)
Olá!

Observe que foi utilizada a locução denotativa de adição ("além disso") nessa sentença. Diante disso, a referência é feita claramente em relação aos rebeldes. Você poderia reescrever da seguinte forma:

"...diante dos rebeldes, que carecem de aviões e ,além disso, não possuem o apoio da Rússia."