''De'' ou "partitif": quando utilizar?

Bonsoir à tous!

Bien,gostaria de saber quando eu uso "de" ou "partitifs" na língua francesa,já que Não consigo entender a regra.Por exemplo,é correto dizer "Géographie de la France",'Histoire de la France" ou "Géographie de France" e "Histoire de France"?

Pesquisei no Google e encontrei a seguinte regra"On n'utilise pas d'article quand un nom est le complément qui détermine un autre nom."

Mas continuo meio confusa,até porque,quando se pesquisa no Google,aparece "Géographie de la France" e "Histoire de France".
Se puderem me ajudar,agradeço :)


Á toute!

1 resposta
Realmente esse é um assunto dificil. A regra geral é, como você encontrou, que complementos nominais nao levam artigo, mas às vezes essa regra nao se aplica, principalmente quando se quer destacar a especificidade da palavra.

Exemplo:
Guichet de vente des billets - é um guichê de venda (normal como qualquer outro), mas dos bilhetes daquele estabelecimento. Vente é complemento nominal de guichet, assim como billets é complemento nominal de vente, mas no caso quis-se destacar que nao eram quaisquer bilhetes, mas bilhetes especificos.

Assim, pelo meu entendimento, algumas pessoas podem escrever histoire de France, enquanto outras histoire de la France (nao que existam duas Franças, mas alguem quis destacar como a França é unica)

Achei uma discussao que talvez possa interessar:
http://www.etudes-litteraires.com/forum ... le-p2.html