Como o radical dos verbos mudam quando são conjugados?

Como o radical dos verbos mudam quando são conjugados nos tempos verbais, por exemplo: Kommen(Prensente), vira Kam(Pretérito), vira Kommen(Perfeito), ou seja, -ommen, -am e depois -ommen, na verdade eu estive reparando que são os finais que mudam como também o final -eide, vira -itt e depois -itten, sempre na ordem presente, pretérito e perfeito.

Existe alguma condição pré definida?

Muito obrigado.

1 resposta
Olá, Nando.
Na verdade, isso é próprio dos verbos irregulares, caso de kommen, que você usou como exemplo. Outros verbos em que acontece o mesmo são gehen (cujo Präteritum é ging), schreiben (fica schrieb), denken (fica dacht), liegen (fica lag).
Nos verbos regulares, o Präteritum é formado acrescentando um -t- ao radical e a desinência, igual à do Präsens. Caso de machen (ich machte, du machtest, usw) e arbeiten (ich arbeitete, du arbeitetest, er arbeitetet, usw), por exemplo.
Apesar de, como você disse, ser possível notar um 'padrão' que se repete em alguns verbos, nenhum deles é regra. Essa questão dos verbos irregulares é como no inglês; você simplesmente aprende que eles são assim e ponto final e trata de decorar.
A conjugação dos verbos no Präteritum é bem tranquila. Para os verbos regulares, é o que eu falei: só vai o -t- entre o radical e a terminação. Nos irregulares, a forma que você encontra nos dicionários é a usada para a primeira e terceira pessoas do singular, e o restante funciona como "conjugação normal" mesmo.
Exemplo: icg dachte, du dachtest, er/sie/es dachte, wir dachten, ihr dachtet, sie dachten.

Já o Partizip II, forma verbal utilizada para formar o Perfekt, também pode não ter a ver com as duas outras formas. Como exemplo: gehen/ging/gegangen; nehmen/nahm/genommen, sinken/sank/gesunken e por aí vai. Realmente, existem várias formas de diversos verbos cuja formação se assemelha bastante, mas daí a saber se o verbo x faz Präteritum e Partizip II desse jeito ou daquele, não tem como adivinhar, não tem uma fórmula.
A única coisa 'garantida' é que os verbos prefixados, tanto separáveis quanto inseparáveis, levam as mesmas formas dos primitivos. Ausgehen fica ging aus e ausgegangen, ankommen fica kam an e angekommen, mitnehmen vira nahm mit e mitgenommen, zerschneiden vira zerschnitt e zerschnitten e assim por diante.

Leia este tópico para saber mais sobre o Präteritum e este sobre Partizip II e Perfekt.
Espero ter ajudado. (: